AS SEMELHANÇAS ENTRE JESUS E BUDDHA






As semelhanças entre Jesus e Buddha

 


Em 1° lugar - O que é budismo?

O budismo começou como uma ramificação do hinduísmo, quando, por volta de 500 aC, um homem com o nome de Siddharta Gautama, sendo definido como um monge asceta para encontrar uma maneira de acabar com o sofrimento. O Budismo começou na Índia, mas finalmente fez o seu caminho para a China, Japão e Tibete, onde, devido ao seu relativo isolamento um do outro, as diferentes formas do budismo surgiu.

O equívoco mais comum é que as pessoas têm sobre o budismo é que eles vêem como uma "religião" que venera o Buda. Enquanto o Budismo é considerado por alguns uma religião, é na verdade uma filosofia que orienta os comportamentos em pensamento e ação.
Estátuas de Buda e as imagens só servem para lembrar os ensinamentos Buddhas, bem como um lembrete da natureza de Buda de todos os seres humanos (na tradição Mahayana - um dos ramos mais comum do budismo).
Os budistas não rezam ao Buda ou a qualquer outra pessoa.

***

Para purificar a mente:

Este é o ensinamento dos Budas;



- O Dhammapada -

Para não fazer o mal;

Cultivar o bem.

***



O Buda nasceu Sidarta Gautama, um príncipe da tribo Sakya do Nepal, em aproximadamente 566 aC. Quando ele tinha vinte e nove anos de idade, ele deixou o conforto de sua casa para procurar o significado do sofrimento que viu ao seu redor. Após seis anos de árduo treinamento iogue, ele abandonou o caminho da auto-mortificação e em vez sentou em meditação consciente sob uma árvore bodhi.

Na lua cheia de maio, com a ascensão da estrela da manhã, Siddhartha Gautama se tornou Buda, o iluminado.

O Buda vagavam pelas planícies do nordeste da Índia por 45 anos a mais, ensinando o caminho ou a Dharma tinha realizado naquele momento. Ao redor dele desenvolveu uma comunidade ou Sangha de monges e, mais tarde, as monjas, provenientes de todas as tribos e castas, dedicada a praticar esse caminho. Em aproximadamente 486 aC, com a idade de 80, o Buda morreu. Suas últimas palavras são disse a ser ...

Impermanente são todas as coisas criadas;

Esforce-se sobre a consciência.

***

Semelhanças entre Jesus e Buddha
 
( Buda )

"Nascimento milagroso"

Jesus - O nascimento de Jesus é anunciado por um anjo a Maria, que é virgem. Sua noiva, Joseph, é contada de origem divina de Jesus por um anjo, em sonho.

Buda - "Uma noite, a rainha Mayadevi sonhou que um elefante branco descia do céu, e entrou em seu útero. O elefante branco entrar em seu ventre indicaram que, na mesma noite, ela tinha concebido um filho que era um puro e poderoso. O elefante descer do céu indicado que o filho veio do céu Tushortsa, a Terra Pura de Buda Maitreya ".


"Um sábio"


Jesus - Aos 12 anos, o jovem Jesus foi encontrado por seus pais no templo, espantando os estudiosos religiosos regulares e os professores com sua sabedoria e entendimento. Mais tarde, ele espanta os judeus com a sua capacidade de escrever, embora ele nunca aprendeu.

Buda - De acordo com uma tradição: "Como o jovem príncipe cresceu, dominou todas as artes e ciências tradicionais, sem precisar de qualquer instrução. Sabia sessenta e quatro línguas diferentes, cada um com seu próprio alfabeto, e ele também era muito habilidoso em matemática. Certa vez, ele disse ao pai que ele poderia contar todos os átomos do mundo no tempo que leva para desenhar uma única respiração. "

"O Príncipe"

Jesus - O Filho de Deus, Príncipe da paz.

Buda - O filho de um rei da Índia, um príncipe.


"Origens"


Jesus - Jesus, que era então conhecido como o Senhor, vivia no céu, que era o seu reino Pais, um lugar de alegria, paz e contentamento, mas livre do pecado, doença e morte.

Buda - Siddharta pai manteve-o em um belo palácio até que ele era um adulto, com instruções estritas para não ser autorizado a ver qualquer coisa desagradável.



"A Missão"

Jesus - Segundo a teologia mórmon, Deus apresentou um plano para todos os Seus filhos que deixam sua presença perfeito e entrar num reino onde a presença da oposição permitiria o crescimento através de escolhas. Com este plano, duas coisas seria inevitável: o pecado e a morte. Jesus Cristo se ofereceu para vir à Terra para libertar toda a humanidade dos grilhões da morte, que através da Sua ressurreição todos nós podemos ser ressuscitados, e através de Seu sofrimento no Jardim do Getsêmani e na cruz, toda a humanidade pode ser liberado das conseqüências eternas do pecado, se nos arrependermos. Jesus Cristo diz-se que também sofreu por nossas tristezas, dores e doenças.

Buda - De alguma forma, Siddharta é confrontado pela primeira vez, com tristeza, doença e morte, e fica chocado ao saber que essas coisas são a praga de toda a humanidade. Ele deixa sua família, riqueza e conforto e define com uma promessa de encontrar um fim para o sofrimento dos homens.

"Sem casa"

Jesus - "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça".

Buda - Siddharta viveu uma vida ascética indiana chamada santa.


"Tentação"


Jesus - Jesus foi tentado pelo diabo, Satanás, que tentou levá-lo a usar seu poder injustamente e que também ofereceu a Jesus o poder para governar o mundo inteiro se ele iria se curvar a ele. Segundo a teologia mórmon, Satanás odeia Jesus porque o papel de Jesus voluntário no plano de Deus estava em oposição a um contraplano sugerida por Satanás no Conselho de Deus para com Seus filhos. O plano de Satanás era que ele seria o salvador da humanidade, a superação do pecado e da morte, como fez Cristo, em troca da glória de Deus e com a perda do nosso organismo: toda a humanidade seria forçada a obedecer às leis do céu.

Buda - Siddharta foi tentado por Mara, "o Senhor deste mundo", que ofereceu Siddharta poder para governar o mundo inteiro e sugeriu que ele poderia ser capaz de usar seu poder para forçar a iluminação à humanidade.



"Testemunho pessoal"

Jesus - Jesus insistiu que para seus seguidores colocarem seus ensinamentos à prova, a fim de descobrir sua verdade para si. Crença é que um indivíduo deve adquirir um testemunho por si próprios, que não podem ser salvos nos méritos do testemunho de outra.

Buda - Siddharta ", insistiu que ninguém deve ter o seu ensino em boatos. Eles devem validar sua solução de forma empírica, em sua própria experiência, e encontrar-se para que seu método realmente funcionava." "Para aceitar uma doutrina sobre a autoridade de outra pessoa era, nos olhos. Siddharta, um" estado "hábil, o que não poderia conduzir à iluminação, pois foi uma abdicação da responsabilidade pessoal."


"Milagres"


Jesus - Jesus andou sobre a água, e um discípulo também andou sobre as águas com ele através da fé em Jesus. Jesus também alimentou cinco mil pessoas milagrosamente de cinco pães e dois peixes, houve doze cestas de alimentos que sobraram.

Buda - "Em Jataka 190, lemos sobre o discípulo piedoso que caminha sobre a água enquanto ele está cheio de fé no Buda, mas começa a afundar quando sua crença muda... Em Jataka 78 Buda anuncia aos seus 500 irmãos com único bolo que foi colocado em sua tigela, e há muito mais de que o que é esquerda tem que ser jogado fora. "


"Parábolas"


Jesus - Jesus ensinou a parábola do Filho Pródigo, e as parábolas do semeador e do ácaro da viúva.

Buda - "Em um trabalho atrasado budista, o Pundarika Saddharma ... Há uma parábola que tem uma estreita semelhança com o do Filho Pródigo". parábolas Outros lembram as parábolas do semeador e do ácaro da viúva.

"Morte"

Jesus - Após a morte de Jesus, havia escuridão e um terremoto.

Buda - Embora versões diferentes deste evento existem, uma historia o tremor da terra e outros incidentes.

***



Abaixo alguns Trechos do Livro: 

" Jesus & Buda por Marcus J. Borg "



"Jesus e Buda eram professores da sabedoria. Sabedoria é mais do que a ética, mesmo que inclui o ensino de ética. O" mais "consiste em formas fundamentais de ver e de estar. Sabedoria não é apenas sobre o comportamento moral, mas sobre o centro, "o lugar de onde a percepção moral e fluxo de comportamento moral.

"Jesus e Buda eram professores de uma sabedoria do mundo subvertendo que minou e desafiou as formas convencionais de ver e estar no seu tempo e em todos os tempos. Sua sabedoria subversiva foi também uma sabedoria alternativa: eles ensinaram uma forma ou caminho de transformação.



"Assim, ambos professores do caminho menos percorrido." Caminho "ou" imaginário caminho "é central para ambos os corpos de tearching. O caminho do Buda está consagrado nos quatro nobres verdades do budismo, o quarto dos quais é o« óctuplo caminho. " Jesus falava regularmente de "caminho". Além disso, de acordo com o livro de Atos, o primeiro nome para o movimento de Jesus era "o caminho". O Evangelho de João, portanto, só tem essa imagem um passo além ao falar de Jesus como a encarnação do "caminho".

"O que Jesus e Buda disse sobre" o caminho é muito semelhante. Vou citar três dos principais pontos de contato. Em primeiro lugar, em ambos os casos, se trata de uma nova maneira de ver. Ditados de ver, à vista, ea luz são fundamentais para O ensinamento de Jesus. Além disso, as formas de ensinamento de Jesus - seus aforismos e parábolas - mais funcionou para convidar um novo modo de ver.

"Assim também para o Buda. Na verdade, a designação comum a ele como 'o iluminado' aponta para a centralidade de uma nova maneira de ver. Iluminismo significa ver de forma diferente. Ambos Jesus e Buda tentoaram trazer em seus ouvintes uma radical mudança de percepção - uma nova maneira de ver a vida. A linha familiar de um hino cristão expressa uma ênfase comum a ambos: "Eu estava cego, mas agora vejo."



"Em segundo lugar, os dois caminhos ou formas envolvem um processo similar psicológico e espiritual de transformação. O caminho do Buda implica uma reorientação da vida de" agarrar "(a causa do sofrimento) para" deixar ir "de compreender (o caminho da libertação do sofrimento). O Buda convidou seus seguidores a ver que a vida não é sobre a apreensão, mas de deixar ir, e depois de embarcar no caminho de deixar ir.

"Embora Jesus não gerar um conjunto sistemático de" verdades nobres ", como fez o Buda, as imagens que atravessam o seu ponto de ensino para o mesmo caminho. Aqueles que se esvaziam será exaltado, e aqueles que se exaltam serão esvaziadas, aqueles que se fazem últimos serão os primeiros e os últimos em primeiro lugar. Para se tornar como uma criança é renunciar à importância do mundo. O caminho do discipulado implica "assumir a sua cruz", entendido como um símbolo para o processo interno de morrer de uma maneira velha de ser e entrar numa nova maneira de ser....

"Budista vai" deixar "e cristã" morrer "são processos semelhantes. Morte é o deixar ir final - do mundo e de si mesmo. O mundo como o centro de uma identidade e segurança, o self como o centro da nossa preocupação passa distância. Este "deixar ir" é a libertação de um velho modo de ser e de ressurreição para uma nova maneira de ser. Há, portanto, um "nascer de novo budista experiência, bem como uma libertação cristã" através da iluminação experiência.

"Em terceiro lugar, o fruto de ética dessa transformação interna é a mesma para ambos: se tornar um ser mais compassivo. O Buda é freqüentemente chamado de" o compassivo ", e a característica central de um bodhisattva (grosso modo, um santo budista) é a compaixão.

"Assim também para Jesus. Quando ele cristalizada com uma palavra de vida que resultaria na sequência da sua maneira, a palavra era a compaixão:" Tenha compaixão, como Deus é misericordioso. " é a palavra de Paulo para a compaixão é o amor, e ele falou de amor como fruto principal do Espírito Santo e maior de todos os dons espirituais. Na verdade, poderíamos mesmo dizer que se tornar um bodhisattva é a meta dos países desenvolvidos vida cristã completa. Como Paulo coloca ele. "Nós estamos sendo transformados de um grau de glória para outro, à semelhança de Cristo."

*** *** ***

 Estes textos traduzidos são excertos do livro " Jesus & Buddha: The Parallel Sayings - Marcus J. Borg "

By.Sol*



***

Fonte: http://desmistificacao.blogspot.com/

Comentários